Jeremy Renner (nos Vingadores, Barton/Gavião Arqueiro) fez a pouco tempo, ao lado do ator Tom Cruise, o filme Missão Impossível: Protocolo Fantasma. Em sua carreira como ator, ficou mais conhecido por papéis como o parceiro corrupto Brian Gamble de Colin Farrell no filme S.W.A.T.. Depois fez outras aparições em algumas séries de TV como CSI: Crime Scene Investigation, Angel e House, além de alguns filmes, quase sempre como vilão. Só interpretou um herói no filme 28 Weeks Later, como Sargento Doyle.
Foi indicado como melhor ator ao Oscar 2010 no filme Guerra ao Terror
Jeremy Lee Renner, filho de Valerie e Lee, nasceu em Modesto, Califórnia. Depois de uma infância tumultuada, mas feliz com quatro irmãos mais novos, Renner formou Beyer High School e participou Modesto Junior College. Ele explorou várias áreas de estudo, incluindo ciência da computação, criminologia e psicologia, antes que o departamento de teatro, com a sua liberdade de expressão emocional, chamou-o dentro
No entanto, Renner reconheceu o potencial em atuar tanto pela academia de polícia local, através de aulas de teatro. Durante seu segundo ano na Modesto Junior College, Renner papel-desempenhou um autor de distúrbio doméstico como parte de um exercício de treinamento da polícia para uma fácil $ 50. Decidido a mudar seu foco de trabalho escolar, a Renner deixou a faculdade e se mudou para San Francisco para estudar na American Conservatory Theater. De lá, ele se mudou para o Havaí e, em 1993, para Los Angeles.
Em Los Angeles, Renner se dedicou ao teatro, mais notavelmente estrelando e co-dirigir o criticamente aclamado "Search and Destroy". Perseguiu outros projetos durante este tempo, bem como, desembarque seu primeiro papel no cinema em 1995, de viagem Sênior (1995). Depois de vários comerciais e papéis secundários nos filmes e séries de televisão, Renner captou a atenção dos críticos com seu retrato, emocionante complexo do assassino infame série no filme de 2002 Dahmer (2002). Desempenho Renner, que lhe rendeu uma indicação ao Independent Spirit Award, é especialmente notável para a pintura de um retrato humano e simpático, mas profundamente perturbador, do personagem-título.
Em 2003, Renner teve uma pausa de filmes independentes pequenos para trabalhar em seu primeiro filme de sucesso comercial, SWAT - Comando Especial (2003), com Colin Farrell. Em 2005, ele desempenhou o papel de liderança na Neo Ned (2005) como um supremacista branco institucionalizada apaixonado por uma garota negra, ganhando o prêmio Palm Beach International Film Festival de melhor ator. Pivot Renner papéis coadjuvantes em 2005 do Doze e Holding (2005) e Terra Fria (2005) lhe rendeu elogios da crítica, e por sua vez 2007 em Tomar (2007) lhe rendeu o prêmio de melhor ator no Festival de Cinema Independente da Califórnia. Também em 2007, Renner teve um papel principal no filme de terror Exterminio 2 (2007), bem como um papel de apoio no subestimado ocidental épico O Assassinato de Jesse James Pelo covarde Robert Ford (2007), com Casey Affleck, Brad Pitt, e Sam Rockwell.
Renner representação de Jeffrey Dahmer em 2002 chamou a atenção da diretora Kathryn Bigelow, e, em 2008, ela lançou-o no seu papel mais famoso como sargento de primeira classe William James em Guerra AO Terror (2008). Desempenho Renner como um especialista em bomba single-minded marcou-lhe uma indicação ao Oscar de melhor ator. Ele também recebeu indicações de melhor ator do Independent Spirit Awards, o Screen Actors Guild, e os Prémios BAFTA, bem como vitórias nesta categoria de grupos críticos de vários filmes.
Em 2009, a Renner estrelou a série de TV de vida curta, "The Unusuals" (2009), e em 2010 ele interpretou o Jem arrepiante mas leal criminal em Ben Affleck banco assalto suspense Atração Perigosa-(2010). No outono de 2010, a Renner começou a filmar Missão: Impossível - Protocolo Fantasma (2011), com lançamento previsto para 2011.
Pontos fortes da Renner como ator derivam não só de seus olhos expressivos, mas também de sua capacidade de incorporar bem os personagens que ele retrata. Sua representação visceral destes indivíduos cativa o público e capacita-lo a roubar cenas em muitos de seus filmes, mesmo quando se joga um papel menor. Renner gravita para defeitos, complicadas, personagens tridimensionais que lhe permitem explorar novos territórios dentro de si.
Além de seu trabalho como ator, Renner continua a cultivar o seu amor ao longo da vida da música. Um cantor, compositor e músico, ele se apresentou com os Filhos da banda de Ben no início de sua carreira. Cenas de amor vem com o Executioner (2006), Terra Fria (2005), e O Assassinato de Jesse James Pelo covarde Robert Ford (2007) brevemente mostrar talentos Renner cantando.
Apesar de viajar pelo mundo para papéis no cinema e, mais recentemente, como Embaixadora da Paz das Nações Unidas da Boa Vontade de sensibilização para os esforços de remoção de minas no Afeganistão, Renner continua perto de suas raízes. Em 2010, Modesto Junior College apresentou o prêmio Distinguished Aluno em reconhecimento do seu corpo de trabalho como ator. Ele também manchete em um benefício para Gallo Modesto Center for the Arts, no outono de 2010.
Renner mantém um senso de humildade e gratidão, mesmo na esteira de seus sucessos recentes e de reconhecimento. Ele mantém-se aterrado por renovar e restaurar antigas e degradado casas emblemáticas de Hollywood, uma empresa que começou em seus primeiros dias em Los Angeles. Ele valoriza a lealdade e um senso de idade e história, e goza a oportunidade de ajudar a conservar essas qualidades em uma cidade que favorece os jovens e os novos.