segunda-feira, 2 de julho de 2012

Joss Whedon


Joss Whedon (diretor, roteirista e escritor da história dos Vingadores) é um dos criadores top de Hollywood, fazendo filmes de grande sucesso e criando um dos mais elogiados e críticos programa de TV, "Buffy the Vampire Slayer". Nascido em 23 de Junho de 1964, em Nova York, Whedon é um escritor de TV da terceira-geração. 


Joss Whedon é neto e filho de dois renomados roteiristas de sitcoms, e um de seus primeiros empregos foi no extremamente bem-sucedido sitcom Roseanne, no qual desenvolveu sua marcante veia cômica. Porém, o sonho de Whedon nem sempre foi trabalhar na TV, e sua formatura em cinema o impulsionava para uma carreira bem-sucedida em Hollywood. Whedon evitava trabalhar na TV, mas sendo o maior fã do trabalho de seu pai, agarrou a oportunidade. 

Porém, Whedon não demoraria a ingressar numa carreira cinematográfica. Na verdade, seu primeiro roteiro para o cinema foi a concepção de suas ideologias feministas e metafóricas, Buffy a Caça Vampiros. Sentiu então na pele como um roteirista é tratado na indústria, vendo seu sonho ser transformado em bobagem nas mãos de uma diretora sem visão. Whedon conta que uma hora depois de iniciado a exibição do filme, deixou cair uma lágrima. Ele estava arrasado. Porém, não desanimou, e se tornou o médico-de-roteiros mais badalado entre os estúdios. Foi chamado para consertar os roteiros de Velocidade Máxima (no qual é autor de 90% dos diálogos mantidos, mas teve seu nome retirado dos créditos), Waterworld, Twister e Toy Story, e também escreveu para o 4º filme da série Alien Ressurrection. O filme foi um fracasso e Whedon não demorou a defender seu trabalho, denunciando que a deficiência do longa foi a visão do diretor, segundo ele, sempre o líder em uma produção.
Segundo Whedon, foi em 1997, na estréia da série Buffy the Vampire Slayer, baseado em sua idéia fracassada, que ele pôde finalmente começar e terminar um projeto exatamente do jeito que queria, sem intervenção de diretor ou produtor sem talento. E não somente provou ser talentoso, mas sim um sujeito com idéias criativas revolucionárias e artisticamente ousadas, que mudou o cenário da TV para sempre. BaCV durou sete temporadas, sendo glorificada pelos críticos como um dos melhores dramas de todos os tempos, e sendo amada de modo profundo por uma fiel legião de fãs. O mesmo ocorreu com o spin-off de BaCV, chamada Angel, que durou 5 temporadas de enorme sucesso de crítica e público. Em 2002, Whedon chegou com um novo projeto televisivo, um conceito revolucionário para o gênero sci-fi, chamado Firefly. Porém, Whedon escolheu a emissora errada, que cancelou seu show depois de somente uma dúzia de episódios exibidos, deixando Whedon, seu elenco e seus apaixonados fãs arrasados.

Decepcionado com a TV, que mais e mais se consumia em fórmulas prontas e falta de substância (com o excesso de reality shows), Whedon resolveu levar sua idéia para o cinema, no melhor estilo do Mito da Cinderela. Firefly durou somente 11 episódios, mas Whedon conseguiu que a Universal produzisse um longa-metragem da série, denominada Serenity. Os fãs foram á loucura, e o filme desde antes de sua estréia (Outubro de 2005) foi um enorme sucesso de crítica e público, considerando que seu orçamento são de míseros $80 Milhões de dólares.
Levando consigo sua glória alcançada como uma das mentes mais privilegiadas do cenário do entretenimento atual, Whedon foi chamado para escrever e dirigir o filme do ícone feminista dos HQs, Mulher-Maravilha, para estrear em 2006; projeto que nunca aconteceu.
Atualmente roteirizou e dirige o filme Os Vingadores, inspirado nas HQs de mesmo nome da Marvel Comics; produzido pela Disney. O filme estreiou em 27 de Abril de 2012, no Brasil, e 4 de Maio nos EUA.

OSCAR

Quem hoje conhece o sucesso impressionante que o histórico Toy Story fez não imagina que tudo isso foi responsabilidade de Whedon. Seu nome está entre os roteiristas do longa, e portanto foi indicado do Oscar de Melhor Roteiro Original em 1996. O roteiro de Toy Story, antes de Whedon consertar, era simplesmente uma idéia genial mal resolvida que não conseguia tomar muita forma, engavetado praticamente. Whedon reescreveu muita coisa, os diálogos, criou personagens (o dinossauro), deu uma sensibilidade e humor menos ingênuo aos personagens (exemplo seguido até hoje pelas animações da Disney) que levou o filme ao Óscar.

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